ASSESSORIA PSICOLÓGICA APLICADA A SAÚDE OCUPACIONAL

ASSESSORIA PSICOLÓGICA APLICADA A SAÚDE OCUPACIONAL

A psicologia aplicada à saúde ocupacional tem seu foco principal nos fatores organizacionais e no delineamento do trabalho que possam vir contribuir para incapacitação e doença no trabalho, incluindo os transtornos relacionados ao estresse. Tem como objetivo identificar as variáveis psicológicas que possam comprometer o desenvolvimento satisfatório das funções do colaborador dentro da empresa, elaborando estratégias que beneficiam tanto as organizações quanto colaboradores.

PSICOTERAPIA INDIVIDUAL

PSICOTERAPIA INDIVIDUAL

A psicoterapia é um termo geral para o tratamento de problemas de saúde mental. Durante o processo, o indivíduo aprende sobre a sua condição e os seus humores, sentimentos, pensamentos e comportamentos. Auxilia a aprender assumir o controle da vida e responder a situações desafiadoras com habilidades de enfrentamento saudáveis. Existem muitos tipos de psicoterapia, cada um com sua própria abordagem. O tipo de psicoterapia que é certo para você depende de sua situação individual. Pode auxiliar com uma série de tensões e conflitos da vida que afetam qualquer pessoa.

AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL - NRS

AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL - NRS

Todo trabalho possui algum risco, independentemente do local que é realizado. Em cumprimento as Nrs (normas regulamentadoras), as empresas necessitam utilizar da Avaliação Psicológica Psicossocial para o desempenho de algumas funções e atividades dos seus funcionários. Através da avaliação psicossocial é possível obter informações do trabalhador nos diversos contextos em que ele está inserido, identificando os riscos da atividade, e se o colaborador tem condições emocionais de enfrentamento desses riscos da função que ira exercer dentro de uma empresa. Possibilita às organizações adotarem medidas preventivas em relação à saúde mental dos profissionais favorecendo a diminuição dos riscos de acidentes no ambiente de trabalho, reduzindo os índices de absenteísmo e afastamentos gerados por questões relacionadas ao adoecimento mental dos colaboradores.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E PLANEJAMENTO DE CARREIRA

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E PLANEJAMENTO DE CARREIRA

Na Orientação Profissional e Planejamento de Carreira busca-se auxiliar o individuo a desenvolver estratégias e ações necessárias para alcançar os objetivos profissionais. São trabalhados temas como empregabilidade, qualidade de vida pessoal e vida profissional, autoconhecimento, marketing pessoal, plano de ação e acompanhamento do desenvolvimento das ações estabelecidas durante as sessões.

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

A velocidade das mudanças e o desenvolvimento tecnológico transformam incessantemente o ambiente de trabalho, de forma que hoje não há dúvidas de que "estudo" e "formação" não é apenas uma etapa da vida, mas uma constante ao longo de toda a carreira. A atualização profissional deixou de ser uma opção para ser também uma condição e uma necessidade dentro do exercício da profissão. Cursos de aperfeiçoamento profissional são cursos de curta duração para aplicação de conceitos recentes e pontuais que profissionais já atuantes não tiveram a oportunidade de aprender anteriormente ou conceitos que, de tão específicos, encontram nesse formato de curso a sua melhor forma de ensino e aplicação.

PALESTRA E TREINAMENTO / PALESTRA SIPAT

PALESTRA E TREINAMENTO / PALESTRA SIPAT

O CPEC possui programa de palestras e oficinas relacionadas à saúde mental/emocional no trabalho e do trabalhador, visando abordar temas de acordo com a demanda da organização, partindo sempre de um diagnóstico que é realizado antecipadamente junto a equipe de gestão de pessoas, identificando a necessidade da empresa, para que as ações estejam sempre articuladas gerando efeitos positivos no ambiente organizacional.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A avaliação psicológica é utilizada em diversos contextos, em empresas, por exemplo, ela desempenha uma função essencial não apenas na área de seleção, mas também na área de desenvolvimento pessoal e mesmo de avaliação de potencial. No âmbito de seleção de pessoal é possível detectar perfis mais adequados e os que não são compatíveis com o cargo, evitando assim consequências prejudiciais, como o adoecimento, prejuízos financeiros e a desmotivação do funcionário com o cargo exercido (Ferreira & Santos, 2010). A realização da avaliação psicológica na área da saúde é indispensável quando pensamos em medidas “curativas” ou preventivas, pois a partir dessa técnica é possível que o profissional tenha mais clareza sobre diagnósticos, métodos de tratamento ou de prevenção de determinadas patologias (Custódio, 2002).

Curta Nossa Página